Moto Dica Pilotagem, motocicletas e afins

15set/110

Moto conceito conversível: 2 posições de pilotagem numa mesma máquina – Shavit

Esq.: Posição de pilotagem mais confortável e ereta. Dir.: Posição mais esportiva

Existem vários tipos de motos atualmente; esportivas, streets, de trilha e customs são alguns exemplos. Além das diferenças visuais marcantes de cada estilo, há também diferentes posições para pilotá-las. Algumas com posições mais confortáveis, outras nem tanto.

No extremo das que dão dores nas costas, estão as esportivas, que deixam o condutor curvado e com as pernas bem flexionadas. Usar uma moto dessas para os deslocamentos diários pode ser bem desconfortável sem o preparo físico necessário. Porém, mesmo assim essa classe de moto atrai muitos usuários atrás de desempenho e esportividade.

Alguns já se perguntaram se seria possível encontrar uma solução para se ter uma super esportiva e ao mesmo tempo poder dispor de uma posição de pilotagem mais confortável. Geralmente a resposta é ter 2 motos. Um designer industrial israelense resolveu pensar mais e criou a Shavit, que resolve o problema com uma única moto conversível.

A moto-conceito Shavit é uma super esportiva elétrica que terá 180 cavalos e um peso de 170kg. "Terá" porque como foi mencionado, é uma moto conceito e por isso ainda não foi produzida. Com ela é possível mudar a posição de pedaleiras, guidão e inclinação do banco com a moto em movimento, conforme se pode ver no vídeo. Com isso pode-se ficar na posição de pilotagem agressiva mas cansativa das esportivas para um track-day em um autódromo e voltar pra casa numa posição confortável.

Rascunhos do projeto

O visual futurista é bastante agressivo e esportivo, e seus detalhes chamam a atenção. O farol dianteiro foi posicionado nas 2 laterais da carenagem, e a suspensão dianteira (baseada na suspensão Hossack) tem um visual bastante diferente do comum. Uma moto que impressiona pela proposta inovadora e pelos diversos elementos.

O responsável pela obra-prima é Eyal Melnick. Ele desenvolveu a Shavit como seu projeto de conclusão de curso na faculdade de design e engenharia de Shenkar em Tel-Aviv, Israel. Eyal é um apaixonado por motos desde muito cedo e alegrou a equipe do Moto Dica em conceder uma pequena entrevista, nos falando sobre a origem do nome da moto, sua paixão por motocicletas e alguns fatos interessantes sobre o projeto.

Clique aqui para ver o portifólio online de Eyal mostrando este e outros projetos.

A seguir, algumas imagens mostrando a Shavit em vários ângulos. Imagens gentilmente cedidas pelo próprio Eyal Melnick. Clique para vê-las em tamanho grande.

Shavit

Detalhe do painel

Detalhe mostrando faróis laterais e a suspensão dianteira

Imagem mostrando como seria a Shavit se comportando na pista

Visão lateral da moto

 

Posted by Rafael Sahb

Comentários (0) Trackbacks (0)

Sem comentários


Leave a comment

Sem trackbacks

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.